Português

1) O RIOFAN – FESTIVAL FANTÁSTICO DO RIO é um festival dedicado ao cinema de fantasia, horror e ficção científica, com atividades relacionadas a quadrinhos, games, artes visuais, literatura e cultura geek em geral. Seu principal objetivo é revelar e valorizar a produção cultural nacional e internacional, estimulando as expressões locais e latino-americanas. O RIOFAN busca novas vozes e obras que apresentem linguagem inovadora.
2) O RIOFAN 2013 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, de 1 a 4 de agosto de 2013.
3) Entre as diversas seções do festival está uma mostra competitiva de longas e curtas-metragens nacionais e internacionais de temática fantástica.
4) Diretores, produtores, distribuidores e agentes de vendas poderão apresentar seus filmes de acordo com as seguintes regras:
4.1) Qualquer filme produzido e/ou exibido publicamente pela primeira vez nos últimos 24 meses, cujo estilo ou temática podem ser considerados fantásticos. Serão considerados filmes de longa e curta duração nos gêneros: ficção, experimental, animação e documentário.
4.2) Filmes lançados comercialmente nas salas de cinema do Rio de Janeiro ou disponíveis no mercado de homevideo brasileiro antes de sua exibição no RIOFAN, não poderão participar da mostra competitiva, embora possam ser exibidos em outras seções do evento.
5) Para inscrever um filme, você deverá enviar um email para riofanfestival2013@gmail.com com as seguintes informações:
a) Título do filme;
b) Diretor;
c) Empresa produtora;
d) Duração;
e) País de origem;
f) Ano de produção;
g) Email e telefone de contato;
h) Site oficial;
i) Formato de exibição (h264, arquivo digital, blu-ray, DVD).
5.1) Inclua ainda no email um link para o screener online ou instruções para o download do filme. Caso opte por enviar o filme em suporte físico (blu-ray ou DVD), envie para o seguinte endereço:
RIOFAN – Rio Fantastic Festival
FRANCO Cultural
Avenida Beira Mar, 262, Sala 403 – Centro
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
CEP 20021-060
5.2) Todos os custos e encargos de envio são de responsabilidade exclusiva do remetente. Para inscrições internacionais, o filme deverá ser enviado através de correio normal. Evite serviços de courier, porque o festival não pode aceitar encargos alfandegários. Lembre-se de que o pacote deve conter com clareza os dizeres: “FOR CULTURAL PURPOSES ONLY – WITHOUT COMMERCIAL VALUE”.
5.3) As inscrições terão início em 25 de abril de 2013. O prazo final para o envio de todos os materiais de pré-seleção é 1º de julho de 2013. Pacotes com data de postagem posterior a 1º de julho de 2013 não serão avaliados.
5.4) Não há limite para o número de filmes que um realizador ou produtora poderá inscrever; no entanto, cada inscrição deve vir acompanhada de seus próprios materiais de pré-seleção.
5.5) As informações contidas no email de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato.
5.6) O RIOFAN não paga quaisquer taxas para exibição de filmes, nem cobra taxas de inscrição. O festival encoraja diretores, produtores, agentes de venda e distribuidores a inscreverem seus trabalhos. As inscrições estão abertas para realizadores profissionais e não profissionais de qualquer parte do mundo.
5.7) Ao inscrever seu filme ou vídeo no RIOFAN, você garante ter em sua posse todas as permissões e licenças necessárias para que seu filme possa ter exibições públicas. O realizador/produtor deverá possuir ou deter os direitos completos de distribuição de seu filme e de todos os elementos nele contidos, incluindo a trilha sonora original ou incorporada ao filme.
5.8) Screeners e materiais de pré-seleção não serão devolvidos.
5.9) A inscrição de um filme implica na aceitação deste regulamento e das regras nele contidas. Sua assinatura na ficha de inscrição implica em expressa autorização de exibição do filme no RIOFAN 2013 e na cessão total de direitos de exibição, caso o filme seja selecionado.
6) O RIOFAN escolhe e convida todos os filmes apresentados nas seções do festival. O RIOFAN é responsável pelo protocolo e programação de todos os eventos do festival. À diretoria do RIOFAN caberá decidir as datas e horários de exibição dos filmes selecionados.
7) Caso seu filme ou vídeo seja selecionado pelo festival, você será contactado através de e-mail. O proponente da inscrição deverá providenciar qualquer documentação adicional solicitada pelo RIOFAN, caso seja necessário. O convite para o festival não pode ser transferido para outro filme, nem trocado por prêmios em dinheiro ou de qualquer outra espécie.
7.1) A seguinte documentação deve ser enviada o mais rápido possível:
a) Uma lista de diálogos do filme para tradução, caso seja necessário.
b) Material promocional como fotos, posters, press-books, etc., para que o filme possa ser promovido da melhor forma possível. O festival se reserva o direito de não devolver esses materiais. A aceitação do convite para a participação no festival implica na permissão do uso dos nomes dos realizadores e dos materiais de divulgação para fins de publicidade e promoção sem qualquer compensação adicional. Até 2 (dois) minutos de todos os filmes selecionados poderão ser utilizados para fins promocionais.
7.2) Caso o filme seja selecionado, o RIOFAN entrará em contato com seu representante para decidir o formato em que o filme será exibido e assuntos relativos ao transporte da cópia. Diretores e produtores estrangeiros podem contactar o RIOFAN sobre a possibilidade do envio de cópias através da embaixada de seu país. Caso decida estar presente durante o festival, o RIOFAN pode recomendar hotéis e serviços na cidade do Rio de Janeiro, mas o festival não cobre os custos de sua viagem ou acomodação. Passagens aéreas, transporte terrestre, diárias de hotel, consumo de alimentos e bebidas, telefonemas, e outros gastos pessoais que tiverem qualquer relação com o festival são de total e exclusiva responsabilidade do participante.
8 ) Por voto popular, o público presente ao festival escolherá os filmes vencedores do Prêmio RIOFAN. Cédulas de votação serão distribuídas durantes as exibições dos filmes que integrarão a mostra competitiva, e seus votos serão computados de acordo com uma fórmula, utilizando média ponderada. O filme que receber a mais alta porcentagem de votos baseada na fórmula será o vencedor do prêmio. Os vencedores serão anunciados na noite de encerramento do festival. A presença de um representante do filme durante a cerimônia não é exigida para fins de premiação.
9) A participação no RIOFAN implica na aceitação das regras presentes neste documento.
10) A diretoria do RIOFAN se reserva o direito de decidir sobre todas as questões omissas neste regulamento, assim como todas as dúvidas e questões que surgirem durante o festival.
https://riofan.wordpress.com
riofanfestival2013@gmail.com
Tel: 55.21.25538918